Publicado : sábado, 26 de abril de 2014
11:02
Por Unknown
ONU alerta contra uso de combustíveis fósseis
Um relatório há muito aguardado da ONU sobre como controlar a mudança climática diz que o mundo deve rapidamente se afastar de combustíveis intensivos em carbono. Tem de haver uma "grande mudança" para a energia renovável, diz o estudo divulgado em Berlim pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Os autores reconhecem que uma transição decombustíveis fósseis para energia renovável é mais fácil recomendar do que conseguir. Muitos países estãotrancados em uso de combustíveis como o carvão.
Aqui na Alemanha o carvão fornece quase metade da eletricidade. Mas porque gases de efeito estufa estãoconstruindo na atmosfera tão rapidamente, a conclusão é de que é melhor para fazer a mudança, mais cedo ou mais tarde. Professor Jim Skea no Imperial College é uma figura de destaque no painel.
"A mensagem é que temos de começar a partir de 2020. Se você esperar o tempo que 2030 para pôr em prática medidas, ele vai começar a ficar difícil. Emissões subiram mais rapidamente nos últimos dez anos do que eles têm em qualquer momento no passado, e se continuarmos nesse tipo de caminho até 2030, então você vai ser confrontado com estas escolhas difíceis. Precisamos avançar muito mais rapidamente do que isso. "
Uma surpresa é uma estimativa baixa para o custo de eliminação gradual dos combustíveis fósseis e aumentar a energia eólica e solar.O painel diz que menos de um décimo de 1% será raspado crescimento global anual. No entanto, esse número baseia-se em uma série desuposições , e para o momento, as energias renováveis ainda precisa de subsídios, o que levanta questões sobre a aceitação do público.
O painel não acredita suas opções são viáveis e que espera que vai ser implementado nos próximos anos.
BBC