Noticias
Publicado : quinta-feira, 22 de outubro de 2015
19:15
Por Portal Campinas News

Filme? Não, vida real! Astrônomos flagram 'estrela da morte' destruindo planeta


Reprodução

Já que está na moda falar sobre Star Wars devido à proximidade da estreia do sétimo filme, vamos falar sobre… Vida real. Se a ficção tem uma Estrela da Morte que comanda a destruição em massa, nós também podemos ter uma.

Isso, pelo menos, é o que garantem especialistas diante de um fato bastante inusitado. Eles captaram ao longo da semana um planeta rochoso, similar à Terra, ser desintegrado por uma estrela anã branca.

“Podemos definir esse fenômeno impressionante como algo que nenhum homem jamais viu”, explica Andrew Vanderburg, pesquisador do Harvard-Smithsonian Center for Atrophysics, líder do estudo. “Conseguimos ver um sistema solar ser destruído”.




Captado pelo observatório espacial Kepler, o fenômeno revela em seus dados uma queda regular na luminosidade, a cada 4,5 horas, que aponta a órbita do planeta para uma distância aproximada de 850 mil quilômetros da anã branca em questão. A distância equivale ao dobro da existente entre a Terra e a Lua.

O sistema em questão está bem longe da Terra, cerca de 570 anos-luz de distância, e fica na constelação de Virgem. Segundo estimativas feitas pelos especialistas, o corpo deve ter a massa de Ceres, o planeta anão que fica no cinturão de asteroide entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Essa foi a primeira vez que os astrônomos detectaram um objeto planetário ao redor de uma estrela anã branca. Os estudos ainda revelaram que a teoria de que esse tipo de astro estava “poluído” com metais restantes da destruição de planetas e asteroides.



Via Yahoo

Portal Campinas News 19:15 , , ,

Portal Campinas News on 19:15 , , , . .

0 comentários for "Filme? Não, vida real! Astrônomos flagram 'estrela da morte' destruindo planeta"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!