Noticias
Publicado : quinta-feira, 27 de agosto de 2015
06:30
Por Portal Campinas News

Japão pede que EUA investiguem suposta espionagem da NSA sobre Tóquio


Rafael Levi / DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu nesta quarta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determine a investigação sobre a suposta espionagem cometida pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) sobre o governo e companhias do Japão, disse um porta-voz do premiê.

Documentos divulgados pelo WikiLeaks no mês passado sugeriam que conversas envolvendo autoridades do governo, dirigentes do banco central e companhias japonesas foram secretamente interceptadas pela agência dos EUA. Durante telefonema na manhã desta quarta-feira, hora de Tóquio, Obama lamentou que o assunto tenha causado problemas para Abe e seu governo, segundo o secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga.

O premiê japonês disse a Obama que os laços bilaterais podem ser abalados, caso os documentos se mostrem verdadeiros, disse Suga. Abe pediu que Washington investigue o caso e apresente os resultados ao Japão.

Suga não disse se os EUA confirmaram ou negaram a espionagem. Segundo comunicado do escritório do premiê, Obama disse que, no momento, os EUA não estão envolvidos em atividades de espionagem que possam prejudicar as relações entre os aliados.

Durante o telefonema de 40 minutos, que ocorreu a pedido de Obama, os dois lados falaram sobre a planejada visita do presidente da China, Xi Jinping, aos EUA no próximo mês, e também sobre as tensões entre as Coreias, disse o porta-voz. Fonte: Dow Jones Newswires.


Via DGABC

Portal Campinas News 06:30 ,

Portal Campinas News on 06:30 , . .

0 comentários for "Japão pede que EUA investiguem suposta espionagem da NSA sobre Tóquio"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!