Noticias
Publicado : terça-feira, 11 de agosto de 2015
20:37
Por Unknown

Em ranking do Enem, escolas de Campinas ficam nas últimas posições

No ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do estado de São Paulo, 60% das unidades que fizeram o exame da cidade de Campinas (SP) ficaram nas últimas posições. Na cidade, 35 escolas participaram do exame e 21 delas ficaram entre as mil piores.
Na região, alunos de 64 escolas estaduais fizeram o Enem. Além de Campinas, quatro cidades e o total de 35 escolas estão entre as mil piores colocadas. Em Americana, de oito unidades, quatro ficaram entre as piores, e em Sumaré, de quatro escolas, duas estão entre as últimas colocadas.
Nas cidades de Piracicaba e Limeira, 37% e 55% das unidades que participaram das provas, respectivamente, ficaram nas piores colocações. Ao todo, no estado foram avaliadas 3.176 instituições de ensino, tanto públicas quanto particulares.
Escolas estaduais da região de Campinas estão entre as piores no Enem (Foto: Reprodução/ EPTV)Na região, 35 escolas estão entre as mil piores
colocadas no Enem (Foto: Reprodução/ EPTV)
Segundo o diretor regional de Limeira da Secretaria de Educação do estado, José Roberto Varussa, avaliar as escolas estaduais com base no ranking do Enem é injusto. "O Enem é um instrumento que mede individualmente o aluno e não globalmente a escola. Nao é um parâmetro para classificar uma escola como boa ou ruim", afima Varussa.
Opinião de especialista

A especialista em educação Angela Soligo explica que o Enem serve como ferramenta de avaliação de todo o sistema. "Não teria sentido em fazer uma prova para avaliar só o aluno, isso a escola já faz", afirma Angela.
Angela ainda aponta a relação com os problemas recorrentes na educação. "Escolas com salas de aula muito grandes, porfessores muito mau pagos e com uma carga de trabalho excessiva, áreas do conhecimento em que faltam professores, isso faz com que o aluno aprenda menos do que ele poderia ou deveria", explica Angela.
Opinião dos pais

A mãe de um aluno, que não quis ser identificada, acredita que o problema às vezes está no comportamento do estudante. "O aluno fica na porta da escola mas não entra, principalmente a noite", afirma.
Outra mãe, a dona de casa Neuza Maria de Oliveira, diz que os pais também tem responsabilidade. "Os pais deixam só para a escola, eles têm que aprender a fazer sua parte também", afirma.
  •  
Escolas estaduais da região de Campinas estão entre as piores no Enem  (Foto: Reprodução/ EPTV)Estado afirma que cidades da região tiveram
melhora no ensino (Foto: Reprodução/ EPTV)
Posição do estado
A Secretaria Estadual de Educação afirmou que o Enem é uma importante avaliação individual e de participação voluntária. Não é, contudo, destinado a produzir relatório de qualidade dos sistemas de ensino.
De acordo com a Secretaria, apesar de Campinas estar em última posição no ranking, houve uma melhora nas médias do índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), em comparação com 2013. As outras cidades também apontaram melhora no ensino no mesmo período.
A Secretaria ainda informu que o estado valoriza o professor, que tem recebido reajustes e bônus por mérito, e que segue todas as leis de diretrizes da educação.
 
Via G1

Unknown 20:37 ,

Unknown on 20:37 , . .

0 comentários for "Em ranking do Enem, escolas de Campinas ficam nas últimas posições"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!