Noticias
Publicado : quinta-feira, 23 de julho de 2015
14:38
Por Unknown

Gestante perde bebê em Hospital da Unicamp

O Hospital da Mulher (Caism) da Unicamp em Campinas (SP), unidade de referência nacional, abriu sindicâncias para investigar dois possíveis erros médicos no atendimento a gestantes. Uma das mulheres estava grávida de nove meses e perdeu o bebê. A outra teve a bolsa rompida durante um procedimento no 5º mês de gestação. As vítimas registraram boletins de ocorrência na Polícia Civil.

O Hospital do Caism, da Unicamp, firma parceria internacional para pesquisa  (Foto:  Luciano Calafiori/G1)
O Hospital do Caism, da Unicamp, apura erros médicos em gestantes (Foto: Luciano Calafiori/G1)


As apurações começaram nesta quarta-feira (22). A direção do hospital informou, em nota, que lamenta profundamente o ocorrido e determinou a instauração de investigação para apurar os dois casos e tomar as medidas cabíveis, inclusive reforçar os protocolos já existentes para casos como esses. As ocorrências foram na semana passada.

Feto morreu
 

De acordo com a direção do hospital, no dia 15 de julho, a mulher no final da gestação recebeu atendimento pois se queixava de dores abdominais e cefaleia.
 
Após a realização de exames, a paciente foi medicada e dispensada. No entanto, no dia seguinte ela retornou, fez mais exames e foi constatado o óbito do feto. A mulher precisou ser internada para indução do parto.

1º caso no Caism
 

O segundo caso, segundo a diretoria do Caism, ocorreu no dia 14 de julho com uma jovem no 5º mês de gestação que buscou o pré-natal no hospital de referência. Ela foi examinada e os médicos constataram lesões no colo do útero, que foram submetidas a uma biopsia. O hospital confirma que durante o procedimento a bolsa se rompeu e informou que essa situação nunca havia acontecido na unidade.
 
A paciente foi internada, medicada e está em observação. Exames avaliam o estado clínico da mãe, que manteve a gravidez. Mas, segundo a diretoria da unidade, se for constatado risco para a saúde da gestante, será necessária a interrupção da gestação, mediante autorização da família.

Hospital de referência
 

O Caism é um hospital de referência nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e assistência especializada à saúde da mulher e do recém-nascido. A unidade atende exclusivamente através do SUS e está preparado para dar suporte a casos de gestações de alto risco por doenças maternas e fetais.


Via G1

Unknown 14:38 , ,

Unknown on 14:38 , , . .

0 comentários for " Gestante perde bebê em Hospital da Unicamp"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!