Noticias
Publicado : quinta-feira, 22 de maio de 2014
13:03
Por Unknown

Significado das palavras nas embalagens de alimentos

“Zero”: este termo significa que um produto não contém nenhuma quantidade de um ou mais nutrientes.

“Baixo em”: este termo é usado em alimentos que se pode comer com frequência sem ultrapassar as recomendações dietéticas de um ou mais destes componentes: gordura, gordura saturada, colesterol, sódio e calorias.

“Baixo em gordura”: 3g ou menos por porção;

“Baixo em gordura saturada”: 1g ou menos por porção;

“Baixo em sódio”: 140mg ou menos por porção;

“Muito baixo em sódio”: 35mg ou menos por porção;

“Baixo em colesterol”: 20mg ou menos e 2g ou menos de gordura saturada por porção.


“Baixo em calorias”: 40 calorias ou menos por porção.


Os sinônimos de “baixo” incluem “pouco”, “poucos”, “baixo conteúdo em” e “contém uma pequena quantidade de”.


“Magro e muito magro”: estes termos são usados para descrever a quantidade de gordura das carnes.

“Magro”: menos de 10g de gordura, 4,5g ou menos de gordura saturada e menos de 95mg de colesterol por porção e a cada 100g de alimento.


“Muito magro”: menos de 5g de gordura, menos de 2g de gordura saturada e menos de 95mg de colesterol por porção e a cada 100g de alimento.


“Boa fonte”: este termo significa que uma porção de um determinado alimento contém de 10 a 19% do valor diário de um nutriente específico.




“Menos”: este termo significa que um alimento, alterado ou não, contém 25% menos de um nutriente ou de calorias que o alimento de referência. Por exemplo, o pretzel que contem 25% menos gordura que as batatas fritas poderiam ter uma rotulagem de “menos”. Um sinônimo aceitável é “menor”.


“Light”: são aqueles alimentos que devem ter, no mínimo, 25% menos de algum componente quando comparado ao produto original, e não tem fim especifico como os produtos diet. Exemplo, Iogurte light - geralmente é elaborado com leite desnatado e sem açúcar, mas pode ser acrescido de mel ou adoçante artificial.


Contudo, deve-se reparar nessa redução, pois pode ser incorporado outro ingrediente. Por exemplo, alguns queijos e requeijões light têm menos calorias por reduzir gorduras, entretanto, para manter a consistência aumenta-se o sal; portanto, o produto não é indicado para hipertensos. Por isso recomenda-se sempre ler o rótulo com muita atenção.



“Diet”: caracteriza alimentos que têm formulação especial para atender pessoas que tenham disfunção ou distúrbio físico ou metabólico, como diabéticos ou hipertensos, sem a necessidade de que o produto seja menos calórico. Ele deve ter a total ausência de um determinado ingrediente (normalmente açúcar ou sódio), que será substituído por outro, ou contém no máximo 0,5% de determinados nutrientes. Exemplo, o chocolate diet apresenta ausência de açúcar, nas possui mais gordura, portanto seu valor calórico é elevado, inadequado para pessoas que estão dispostas a fazerem dietas.


“Alto teor”: este termo significa que uma porção de um alimento, alterado ou não, contém um nutriente que é ao menos 10% a mais do valor diário recomendado. Os 10% do valor diário também se aplicam as afirmações de “reforçado”, “enriquecido”, “adicionado”, “extra” e “mais”, mas nestes casos o alimento deve estar alterado.



Referências:

CAMPOS, A.M.; CÂNDIDO, L.M.B. Alimentos para fins especiais: dietéticos. São Paulo: Varela, 1996.

HALL, Rosemar José. Fatores que influenciam o consumo de produtos Diet e Light no Brasil. 2006. Dissertação De Mestrado Em Agronegócios. Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul, Universidade De Brasília, Universidade Federal De Goiás, MS.

MAHAN, L. Kathleen e Strump Escott Sylvia. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12. ed. São Paulo: editora Elsevier, 2010. 1358p. ISBN:9788535229844.

Unknown 13:03

Unknown on 13:03 . .

0 comentários for "Significado das palavras nas embalagens de alimentos"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!