Publicado : sexta-feira, 18 de abril de 2014
09:52
Por Unknown
Ibovespa salta quase 2% impulsionado por Petrobras e Banco do Brasil
A Bovespa subiu quase 2% nesta quinta-feira (17), acumulando ganhos de cerca de 16% em pouco mais de um mês. O movimento na sessão foi animado por expectativas sobre pesquisa eleitoral do Ibope e por certo alívio sobre a tensão na Ucrânia após negociações entre potências em Genebra.
O Ibovespa fechou nesta quinta-feira (17) em alta de 1,78%, aos 52.111 pontos, com giro financeiro da sessão totalizando R$ 5,9 bilhões.
Com o desempenho desta quinta-feira (17), o índice acumulou na semana valorização de 0,47%. Foi a quinta semana consecutiva do Ibovespa no azul, período em que a valorização do indicador chegou a 15,9%.As ações preferenciais da Petrobras e do Banco do Brasil subiram cerca de 4% e ficaram entre as principais altas do dia, acelerando ganhos durante a tarde, quando ganharam força especulações de que levantamento do Ibope sobre a eleição de outubro mostrará queda nas intenções de voto na presidente Dilma Rousseff.
A pesquisa tem divulgação programada para esta quinta-feira (17), segundo o site do Supremo Tribunal Eleitoral.
Participantes do mercado também citaram certo alívio na tensão internacional após diplomatas de Rússia, União Europeia, Estados Unidos e Ucrânia acertarem um acordo em Genebra para estabilizar o conflito no leste europeu.
Na próxima terça-feira (22), haverá vencimento de opções sobre ações na bolsa, o que deixou os negócios mais voláteis pela manhã nesta quinta-feira (17), com investidores ajustando posições antes de feriado prolongado. O mercado ficará fechado na sexta (18) e na segunda-feiras (21).
Além das ações de Petrobras e Banco do Brasil, a siderúrgica Gerdau foi outro expoente entre as maiores valorizações do dia. Relatório da Citi Research alertou que o Departamento do Comércio dos Estados Unidos tomará uma decisão preliminar na sexta-feira (18) sobre acusações de dumping contra produtores de vergalhão da Turquia e do México.
As maiores baixas do dia ficaram com as empresas do setor de construção MRV Engenharia e PDG Realty, com Rossi Residencial também fechando no vermelho. O Deutsche Bank rebaixou a recomendação da MRV e da PDG para "venda" e da Cyrela e da Rossi para "manutenção", afirmando que o cenário atual pode ficar mais desafiador ainda para o setor.
Fonte: IG