Publicado : quarta-feira, 30 de abril de 2014
10:23
Por Unknown
"'Volta Lula' é uma situação normal", diz Dilma
Vinte dos 32 deputados do Partido da República (PR), que apoia a presidência de Dilma Rousseff, assinaram um manifesto no qual defendem o regresso do ex-presidente Lula da Silva ao poder. Dilma está em queda nas sondagens."Certo de que o Brasil precisa inaugurar um novo ciclo virtuoso de crescimento
pela via da conciliação nacional, entendemos que o
momento de crise, dentro e fora do país, reivindica a força de uma liderança política com a experiência e o brilho de Luiz Inácio Lula da Silva, no comando da nação brasileira novamente", diz um trecho do manifesto lido pelo líder do PR na Câmara dos Deputados, Bernardo Santana de Vasconcellos.
Uma sondagem divulgada esta terça-feira revela uma queda nas intenções de voto em Dilma Rousseff (que ainda não é oficialmente candidata à reeleição). A Presidente surge na sondagem do instituto MDA com 37% das intenções de voto (em fevereiro era de 43,7%, o que representa uma queda de 6,7 pontos percentuais). O pré-candidato do Partido da Social Democracia Brasileira, Aécio Neves, subiu de 17% para 21,6%. E o provável candidato do Partido Socialista Brasileiro, Eduardo Campos, subiu de 9,9% para 11,8%. Esta sondagem confirma a tendência de outros inquéritos de opinião.
Segundo Vasconcellos, o manifesto não pode contudo ser lido como uma rejeição à Presidente nem como um rompimento com o Governo. "Nós continuamos apoiando a Presidente Dilma. Achamos que ela fez um Governo excepcional, honrou o legado do Lula, mas estamos com uma crise, que não é culpa dela, é uma crise mundial terrível e que exige na nossa opinião uma pessoa com a experiência que o [ex] presidente tem", disse o deputado aos jornalistas, depois de ter sido questionado em relação à ideia de que Dilma estava a ser posta de lado. O PR terá em junho a sua convenção nacional na qual determinará que candidato às presidenciais irá apoiar.
Na primeira vitória de Lula, o PR teve um papel importante ao indicar para o cargo de vice-presidente José Alencar (que morreu em março de 2011), um conhecido empresário que ajudou a dissipar os temores com a eleição do PT para a Presidência. Em nome dessa aliança de 2002 é que o PR sugere agora o regresso de Lula. Na atual gestão, o partido está à frente do Ministério dos Transportes.
http://www.dn.pt/