Noticias
Publicado : quinta-feira, 17 de setembro de 2015
15:39
Por Unknown

Uso de extintor nos carros deixará de ser obrigatório


Extintor tipo ABC, que seria obrigatório, nem chegou a vigorar
O uso de extintor nos automóveis e comerciais leves passará a ser facultativo. A decisão surpreendente foi anunciada nesta quinta-feira (17) pelo presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alberto Angerami. As informações são do R7.

"Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor", disse Angerami.

O uso obrigatório será mantido em veículos de uso comercial e de transporte de pessoas, como caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Segundo Angerami, a prorrogação da obrigatoriedade do extintor ABC, que valeria a partir de 1º de outubro, teve como objetivo dar prazo às reuniões.

Exigência dos extintores tipo ABC foi adiada três vezes
Inicialmente, a multa pela falta do item — infração grave, com cobrança de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH — valeria a partir de 1º de janeiro. Depois, a data foi postergada para 1º de abril e, por fim, para 1º de julho. Segundo o ministro Gilberto Kassab, técnicos do órgão ainda precisam de mais tempo para "concluírem as avaliações em andamento".

Na prática, os extintores do tipo ABC contém uma substância que é mais eficaz em incêndios causados por materiais sólidos, como madeira, papel e tecidos. Por isso, são mais "completos" que os do tipo BC (pó químico). Desde 2009, são obrigatórios nos veículos novos, mas a resolução nº 521/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) exigirá o equipamento também em modelos antigos.


Via Correio do Estado

Unknown 15:39 ,

Unknown on 15:39 , . .

0 comentários for "Uso de extintor nos carros deixará de ser obrigatório"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!