Noticias
Publicado : quinta-feira, 16 de julho de 2015
09:20
Por Unknown

Data exata da chegada a Plutão foi prevista em 1993

Esta semana, a sonda New Horizons enviou as primeiras imagens nítidas de Plutão para a Terra. Parece que estamos a viver o futuro. De certa forma, é verdade: estamos a viver o futuro de 1993, quando saiu a notícia publicada acima do jornal brasileiro Estadão de São Paulo, em que a NASA previa para 2015 a chegada de naves ao então planeta mais distante do sistema solar.


Data exacta da chegada a Plutão foi prevista em 1993


A matéria já previa alguns detalhes da viagem, como o uso do campo gravitacional de Júpiter para catapultar a sonda em direcção a Plutão. No entanto, o texto fala sobre um lançamento em 2002, quatro anos antes de a sonda New Horizons partir de facto. O texto não explicita qual o nome da missão responsável por enviar as naves para Plutão, mas menciona um «par de naves gémeas», o que deve se referir ao Pluto Fast Flyby - um dos vários projectos para explorar o planeta que foram cancelados até ao lançamento da New Horizons. O nome de Alan Stern, o astrónomo que comanda a missão New Horizons, também é mencionado.


Também chama a atenção que, em 1993, o astrónomo Clyde Tombaugh, responsável pela descoberta do planeta, ainda estava vivo e em actividade - morreu em 1997, e a sonda New Horizons carrega as suas cinzas. Vários objectos do Cinturão de Kuiper ainda estavam a ser descobertos e, obviamente, Plutão ainda não havia sido rebaixado à categoria de planeta-anão. Mas, apesar dos desvios de trajectória, chegamos ao futuro previsto - agora só falta receber todos os dados sobre Plutão e as suas luas.




Via Diário Digital

Unknown 09:20 , ,

Unknown on 09:20 , , . .

0 comentários for "Data exata da chegada a Plutão foi prevista em 1993"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!