Noticias
Publicado : segunda-feira, 27 de julho de 2015
19:32
Por Unknown

Ciclistas ignoram ciclovias e ampliam o risco de acidentes em Campinas,SP

Depois de lutar pela demarcação de faixas exclusivas, ciclistas de Campinas (SP) estão desrespeitando a legislação de trânsito no entorno da Lagoa do Taquaral. Muitos deles, que usam a via para se exercitar ou para deslocamentos, acabam invadindo a faixas destinada a veículos motorizados, aumentando o risco de acidentes.
A equipe de jornalismo da EPTV, afiliada da TV Globo flagrou imagens nos arredores da Lagoa do Taquaral onde ciclistas em grupo utilizam uma faixa inteira de automóveis para se exercitar. A produção ainda flagrou pessoas de bicicleta entrando na frente dos carros.

Ciclistas fora de ciclovia em Campinas (SP) (Foto: Reprodução/ EPTV)
"Eu procuro não invadir a pista dos ciclistas, se eles também respeitarem os pedestres tudo fica em harmonia" conta o empresário Hilário Cecarelli. Para o especialista em trânsito, José Almeida Sobrinho, os ciclistas se arriscam no trânsito ao não optar pelo uso de ciclofaixas ou ciclovias mesmo quando elas existem.
Fiscalização
"A forma de fiscalização e aplicação desta penalidade é que não existe. Os veículos, via de regra, não têm emplacamento, nem uma outra forma de identificação para que possamos individualizar e aplicar a penalidade", explica o especialista.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirma que não existe um acompanhamento em relação à fiscalização dos ciclistas, porque as bicicletas não estão sujeitas à fiscalizações de trânsito. Apesar da falta de penalidades, a Emdec dizm realizar ações educativas no trânsito, que incluem as pessoas de bicicleta.

Ciclista utiliza via de carros para trafegar em Campinas (SP) (Foto: Reprodução/ EPTV)Apesar de ciclovia, ciclista utiliza faixa de carros para se exercitar em Campinas (Foto: Reprodução/ EPTV)

Via G1

Unknown 19:32 ,

Unknown on 19:32 , . .

0 comentários for "Ciclistas ignoram ciclovias e ampliam o risco de acidentes em Campinas,SP"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!