Noticias
Publicado : quinta-feira, 16 de julho de 2015
09:43
Por Unknown

Aumentam os casos de tumores de cabeça e pescoço causados pelo HPV

Antes mais comuns em homens com mais de 50 anos, fumadores e consumidores habituais de bebidas alcoólicas, os tumores de língua, céu-da-boca, faringe, laringe e amígdala, genericamente chamados de tumores de cabeça e pescoço, estão a aparecer em pessoas mais jovens, entre os 30 e 45 anos, que não fumam e não bebem ou bebem pouco.


Aumentam os casos de tumores de cabeça e pescoço causados pelo HPV
Médicos e cientistas concluíram que o papiloma vírus humano, o HPV, microrganismo geralmente encontrado em qualquer pessoa em algum momento da vida, deve ser o causador de infecções que facilitam a formação desses tumores.


Se há 10 anos o HPV respondia por 25% dos casos de cancro da amígdala, um dos mais frequentes nessa região, hoje está associado a 80% desses tumores, de acordo com estudos recentes realizados por especialistas do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, e reiterados por outros grupos de pesquisa.


Antes desses trabalhos, o HPV era mais conhecido como o principal agente causador de verrugas genitais e de cancro do colo do útero – o terceiro tipo de tumor mais comum em mulheres, depois do da mama e cólon e reto – e, raramente, de tumores de pénis e ânus, este último mais frequente em homossexuais e bissexuais. O facto de agora estar a ser associado a tumores na região da cabeça e do pescoço deve-se possivelmente ao mesmo motivo: práticas sexuais, nesses casos principalmente sexo oral, sem protecção e com muitos parceiros. Mesmo o uso de preservativo pode não ser suficiente para evitar a contaminação, alertam os especialistas.


O HPV é transmitido pelo contacto directo com a pele infectada e, muitas vezes, pode esconder-se em áreas não cobertas pelo preservativo, como na bolsa escrotal. «A falta de higiene íntima e bucal aumenta o risco de transmissão do vírus e de desenvolvimento de tumores, sobretudo os de amígdala, orofaringe (parte da garganta logo atrás da boca) e língua», diz o cirurgião Luiz Paulo Kowalski, director do Núcleo de Cabeça e Pescoço do A.C. Camargo.


Os tumores de cabeça e pescoço são o sexto grupo de cancro mais comum no mundo, originando cerca de 650 mil novos casos todos os anos.


Os primeiros sintomas que indicam a formação de tumores são pequenas feridas que sangram facilmente e crescem até chegar à musculatura e aos nervos, então causando dor.




Via Diário Digital

Unknown 09:43 ,

Unknown on 09:43 , . .

0 comentários for "Aumentam os casos de tumores de cabeça e pescoço causados pelo HPV"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!