Noticias
Publicado : domingo, 20 de julho de 2014
12:17
Por Unknown

Economia brasileira tem 90% de chance de já estar em recessão



A probabilidade de a economia brasileira já estar em recessão é de 90%, aponta estudo entregue com exclusividade à Agência Estado pelo Banco Cooperativo Sicredi. O trabalho tomou como premissa o critério de classificação de recessões do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ou seja, a avaliação de séries econômicas de diversos indicadores (produção da indústria, comércio, agropecuária, taxas de inflação, etc.) que podem identificar o curso de declínio na taxa de crescimento antes de se confirmar uma recessão técnica de dois trimestres seguidos de Produto Interno Bruto (PIB) negativo. Quando se expurga do modelo o Índice de Confiança da Indústria (ICI), a probabilidade de a economia estar em recessão cai para 20%; indicativo de que a indústria responde destacadamente pelo arrefecimento da economia brasileira.

Existem duas ou mais formas de classificar recessões econômicas, afirma o economista do Sicredi Pedro Ramos. A mais aceita é aquela dada a um período de dois trimestres consecutivos de PIB negativo. O Ibre, segundo Ramos, trabalha com a avaliação de séries econômicas de diversos indicadores, cruzando-as com períodos em que a economia de fato entrou em rota de declínio.

“Nós pegamos estas séries de variáveis e indicadores antecedentes e coincidentes para ver se neste momento estamos ou não em recessão”, diz o economista. “Colocamos o conjunto de variáveis no modelo para classificar 0 ou 1 e ver se, pela classificação da FGV, a economia encontra-se em queda. Nosso principal resultado é que estamos com 90% de chance de já estarmos em recessão no segundo trimestre”, anotou Ramos. 

 

Via Correio24h

Unknown 12:17 ,

Unknown on 12:17 , . .

0 comentários for "Economia brasileira tem 90% de chance de já estar em recessão"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!