Publicado : terça-feira, 10 de junho de 2014
22:18
Por Unknown
Copa do Mundo: festa da Fifa em Brasília terá 1,4 mil homens na segurança
A Copa do Mundo para os brasilienses começa antes mesmo de a bola rolar no Estádio Nacional Mané Garrincha. O FIFA Fan Fest abre os portões do Taguaparque, em Taguatinga (DF), ao meio-dia desta quinta-feira (12). Para garantir a segurança dos torcedores, as equipes de segurança do Distrito Federal elaboraram um plano integrado, que conta com cerca de 1,4 mil membros das quatro corporações do DF (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran).Além do policiamento reforçado, intervenções no trânsito vão auxiliar no acesso rápido e seguro dos espectadores ao espaço, onde serão transmitidos os 64 jogos do Mundial em telões de alta definição, com entrada gratuita. Segundo o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, a cidade começa a viver a Copa com o FIFA Fan Fest.
— Temos a certeza de que será um grande evento e que todos, com ou sem ingresso, poderão desfrutar do Mundial.
Cerca de 1,4 mil membros das quatro corporações do Distrito Federal estarão envolvidos diretamente na operação. Dentro da área cercada, 200 seguranças privados também vão ajudar na orientação do público e na resolução de pequenos conflitos.
A 12ª DP (Delegacia de Polícia), localizada a cerca de 1 km do Taguaparque, receberá as ocorrências e os flagrantes relacionados à área, e contará com delegado, escrivão e agentes fluentes em idiomas estrangeiros. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, a plataforma de observação elevada e delegacia móvel da Polícia Civil do DF serão coordenados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, instalado na Secretaria de Segurança Pública do DF.
Acesso ao Taguaparque
Com o número limitado de vagas para veículos privados, a orientação é utilizar o transporte público, a bicicleta ou seguir a pé para o local. Vagas limitadas para veículos privados estarão reservadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, desde que apresentem a identificação veicular.
De metrô, a dica é desembarcar na estação Praça do Relógio (linha Central – Ceilândia). O percurso de cerca de 2 km até o Taguaparque será sinalizado e terá voluntários bilíngues para indicar o caminho e ajudar com outras informações. O Metrô funcionará em horário normal nos dias de semana (6h às 23h). Aos domingos, terá horário estendido, das 7h às 22h.
Linhas de ônibus partindo de todas as regiões administrativas funcionarão com reforço durante a realização do evento. Os espectadores também podem optar pelo táxi, que contará com ponto de embarque e desembarque a 400 metros da entrada do evento. Bicicletários gratuitos também estarão disponíveis.
O Pistão Norte e a EPTG (Estrada Parque Taguatinga) receberão ações de trânsito de equipes da Polícia Militar, para garantir o fluxo de veículos e a passagem de pedestres. O trânsito nas áreas urbanas da Colônia Agrícola Samambaia, Taguatinga Norte e Taguatinga Centro passará por intervenções.
Haverá blitze com operação bafômetro nos arredores do Taguaparque. O Detran também fará fiscalização para evitar estacionamentos irregulares nas quadras próximas, fora dos bolsões.
Via R7







