Publicado : terça-feira, 8 de abril de 2014
22:31
Por Unknown
Governo venezuelano veta gravação da Globo
Não bastasse os problemas com a mídia local e em especial com emissoras de TV sem visto renovado, o presidente Nicolás Maduro agora entra em rota de colisão com a TV Globo.
Sim, a TV Globo, do Brasil, assim como já ocorrera com a americana CNN.
O governo venezuelano negou solicitações de visto feitos pela emissora para fazer tomadas em seu território da próxima novela das 21h, “Falso Brilhante”.
De acordo com o jornal venezuelano El Universal, a Globo estava tentando havia meses obter a autorização para filmar no topo do monte Roraima, marco natural das fronteiras com o Brasil e a Guiana.
O motivo do veto, ainda conforme o El Universal: a Globo exibe cenas de protestos estudantis com atos de violência. Essas mesmas imagens (reais, evidentemente) são proibidas pelas emissoras de TV venezuelanas. Também haveria outras motivações, como a presença de técnicos americanos na equipe da Globo e o fato de o opositor Henrique Capriles ter dado entrevista para o Jô.
Nem mesmo com a tentativa de intermediação por parte do Itamaraty os vistos foram possíveis.
“Falso Brilhante”, novela de Aguinaldo Silva, substituirá “Em Família” a partir de 28 de julho.
Pergunta deste blogueiro: tanta truculência despropositada não prejudica o turismo da própria Venezuela, que poderia ter uma bela vitrine exibida em horário nobre?
Enfim, o diálogo
Enquanto esse tipo de gesto continua ocorrendo e surpreendendo, pelo menos parece que o diálogo abre uma brecha na Venezuela, entre um governo com traços autoritários e setores da oposição mais afeitos ao processo democrático.
O governo e a opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) acertaram iniciar nas “próximas horas” um diálogo sob a supervisão de “facilitadores” da Unasul e do Vaticano para superar a onda de protestos que há dois meses sacode o país.
Zero Hora