Noticias
Publicado : segunda-feira, 5 de outubro de 2015
14:24
Por Unknown

MP cumpre mandados em prefeituras e casas de prefeitos no interior de SP

Uma operação do Ministério Público (MP), com apoio da Polícia Militar (PM), cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Indaiatuba (SP) e Bragança Paulista (SP) desde as 6h desta segunda-feira (5). Os promotores investigam um esquema de fraude em desapropriação de imóveis pelas prefeituras.

Nas duas cidades, o prédio da administração municipal e as residências dos prefeitos foram alvo dos mandados. Documentos e dinheiro foram apreendidos em Indaiatuba.

A ação foi realizada por promotores de Campinas (SP) designados pela Procuradoria-Geral de Justiça e cerca de 180 homens do Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar de Campinas, distribuídos nos dois municípios. Representantes da Procuradoria do Ministério Público de São Paulo e o helicóptero Água da PM também deram apoio à operação.

Do total de mandados, 12 estão foram cumpridos em Indaiatuba. Além da casa do chefe do Executivo, Reinaldo Nogueira (PMDB), e da Prefeitura, onde cerca de 15 viaturas da PM cercaram o prédio, as buscas aconteceram na casa de um promotor de Justiça, na casa de empresários e também em empresas.


Os outros dois mandados foram cumpridos em Bragança Paulista, com foco no prefeito Fernão Dias (PT).


Transação milionária

Segundo informações apuradas pelo G1, uma das transações que estão sendo investigadas pelo Gaeco é a negociação de um terreno, no valor de R$ 450 mil. A área foi comprada por uma das empresas investigadas e, posteriormente, pela Prefeitura. O terreno foi desapropriada e a administração municipal de Indaiatuba pagou R$ 9,9 milhões pela mesma área.

Policiais militares e promotores do Gaeco cercam prédio da Prefeitura de Indaiatuba (Foto: João Paulo Ferreira / EPTV)PMs e promotores do Gaeco cercam prédio da Prefeitura de Indaiatuba (Foto: João Paulo Ferreira / EPTV)


A Prefeitura de Indaiatuba afirmou que ainda não foi informada do motivo do cumprimento dos mandados. Segundo o secretário de Comunicação, Odair Gonçalves de Oliveira, ao final da operação, integrantes do Executivo se reunirão com a promotoria do Gaeco e, só então, se posicionarão sobre toda a investigação. O secretário disse, ainda, que o prefeito não estava na Prefeitura no momento do cumprimento dos mandados.

A Prefeitura de Bragança Paulista foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou sobre as investigações do Ministério 
Público.

Casa do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, foi alvop de operação do Gaeco (Foto: Reprodução / EPTV)Casa do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira,
foi alvo da operação (Foto: Reprodução / EPTV)
Desapropriação por valor maior
Segundo informações apuradas pela EPTV, afiliada da TV Globo, junto aos promotores, em Indaiatuba a fraude consistia em imóveis que eram comprados por empresas da cidade e depois eram desapropriados pela Prefeitura por um valor maior. O dinheiro era repassado para as pessoas que estão sendo investigadas.

Entre as empresas que foram alvo dos mandados em Indaiatuba estão a JRS Empreendimentos e Participações LTDA e a Jacitara, que também atua no ramo de negócios imobiliários. Segundo o advogado Ralph Tórtima Filho, a desapropriação investigada, há mais de um ano pelo Ministério Público, tem relação apenas com a pessoa física de Rogério Soares da Silva, proprietário da JRS.

Segundo Tórtima, a transação foi "absolutamente justa". Inclusive, segundo ele, a venda foi efetivada por valor inferior ao praticado no mercado, o que teria beneficiado o município.

A empresa Jacitara é de propriedade do irmão de Rogério, Josué Silva, que, segundo o advogado, não tem qualquer relação com a desapropriação. Tórtima classificou a operação como "desnecessária", porque toda documentação e explicações solicitadas pelo MP foram formalmente apresentadas pela defesa.
Operação do Gaeco tem apoio da PM na Prefeitura de Indaiatuba (Foto: Reprodução / EPTV)Operação do Gaeco tem apoio da PM na Prefeitura de Indaiatuba (Foto: Reprodução / EPTV)
Via G1

Unknown 14:24 ,

Unknown on 14:24 , . .

0 comentários for "MP cumpre mandados em prefeituras e casas de prefeitos no interior de SP"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!