Noticias
Publicado : sexta-feira, 31 de julho de 2015
19:52
Por Unknown

Taxistas protestam contra circulação de carros da Uber em Campinas

Táxis fazem protesto em frente à Prefeitura de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

Cerca de 300 taxistas de Campinas (SP), segundo a Polícia Militar, fazem uma carreata pelas ruas da região central da cidade nesta sexta-feira (31) em protesto contra a circulação de carros do aplicativo Uber. De acordo com o sindicato da categoria, o ato é contra o transporte remunerado de passageiros em carros sem licença. A Emdec informou que o serviço do aplicativo é clandestino.
O aplicativo da empresa Uber tem a finalidade de conectar motoristas autônomos e passageiros em busca de transporte. A empresa informou que não opera em Campinas.
O protesto começou por volta das 10h40 e o destino dos taxistas que participam da manifestação é o prédio da Prefeitura. Da sede do sindicato no bairro Bonfim, eles seguiram pela Rua Dr. Salles de Oliveira, pelas avenidas João Jorge e Moraes Salles, Rua Irmã Serafina, até chegarem na sede da administração municipal, por volta das 12h20. O trânsito foi desviado pela pista internada Avenida Anchieta.

Taxistas se reúnem na região central de Campinas (Foto: Robson Costa)
Taxistas se reuniram em frente ao sindicato para
carreata até Prefeitura (Foto: Robson Costa)
Para o presidente do sindicato, Jorge Pansani, a administração precisa conter a entrada dos motoristas do Uber, que já tem sido percebida pelos taxistas, apesar da empresa afirmar que não é possível ter carros Uber pegando passageiros na cidade.
"É sobre a Uber e os 'placas brancas' de Campinas. Tem muito clandestino. Estamos abrindo um processo civil público pra proibir a entrada do Uber na cidade, pra mostrar para as autoridads que estamos vivos", afirma. Os "placas brancas" são motoristas que atuam em porta de hotéis, segundo Pansani.
O advogado do sindicato, Ricardo Marreti, informou que deverá distribuir a ação na próxima segunda-feira (3). O processo se baseia em uma lei municipal contra o transporte clandestino.
"Os taxistas são a segurança jurídica para os passageiros, porque têm seguro, cadastro. O Uber transforma qualquer pessoa num condutor de pessoas", afirma Marreti.
Campinas tem 981 táxis convencionais, 50 táxis executivos e 20 carros adaptados com acessibilidade, segundo a entidade.

Táxis formam fila pelas ruas de Campinas em protesto (Foto: Reprodução / EPTV)Táxis formam fila pelas ruas de Campinas em protesto contra aplicativo (Foto: Reprodução / EPTV)

Transporte seria clandestino
 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou, em nota, que o "transporte remunerado de passageiros intermediado pelo aplicativo é clandestino. Táxi é um serviço de utilidade pública que necessita autorização do órgão competente.O Poder Público deve planejá-lo, gerenciá-lo e fiscalizá-lo, definindo inclusive o tipo de veículo e o valor da tarifa. As permissões são outorgadas por meio de licitação".
De janeiro a maio deste ano, a entidade registrou sete autuações de motoristas que cobram pelo transporte clandestino de passageiros na cidade. A multa é de R$ 2.794,10, com apreensão do veículo.
Taxista denunciou suposto motorista Uber
No início desta semana, Robson Costa, taxista há 10 anos, contou ao G1 que denunciou para a Emdec a presença de um carro suspeito da Uber que estaria transportando pessoas clandestinamente. "São carros de São Paulo que vêm trabalhar pra cá. Estão rodando", diz.

Segundo Costa, um evento em um dos hotéis da cidade teria concentrado alguns veículos identificados como Uber no fim da semana passada.

Carro foi apreendido por suspeita de transporte clandestino em Campinas (Foto: Robson Costa)
Carro foi apreendido por suspeita de transporte
clandestino em Campinas (Foto: Robson Costa)
"Acompanhamos e pegamos um na Avenida Norte-Sul e era a terceira corrida do rapaz. O passageiro que ele estava levando tinha gastado R$ 100 nesse dia com corrida. Chamamos a Emdec. Ele não tinha documentação, permissão pra trabalhar como táxi", relata. O veículo foi apreendido pelos agentes municipais, segundo ele.
"Já soube de outro caso na rodoviária de Campinas. São aqueles carros pretos, com adesivo da Uber no vidro", afirma. A Uber informou que os carros cadastrados não usam identificação.
A Emdec informou que carros de outras cidades, táxis ou não, que estiverem transportando passageiros para Campinas podem desembarcar mas não podem iniciar uma nova corrida, prestar o serviço dentro da cidade. A fiscalização é constante e se baseia, também, por denúncias.
No entanto, a empresa municipal disse que não existe uma abordagem focada nos carros que vêm de fora para verificar se estão fazendo ou não transporte clandestino. Somente em caso de flagrante o agente pode constatar a irregularidade.
Posição da Uber
Por telefone, a empresa Uber informou que não opera em Campinas e que os carros não são identificados com placas do aplicativo. São somente carros pretos, modelo sedan, que precisam cumprir pré-requisitos, assim como os condutores, para entrar no sistema.

O aplicativo funciona em quatro cidades do Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília e informou que não há plano de expansão para qualquer outra cidade, por enquanto. Os usuários que estiverem fora dos locais de cobertura não têm como solicitar um carro pelo aplicativo, segundo a empresa.
O passageiro cadastra o cartão de crédito e o pagamento só pode ser feito por meio do sistema. Se o motorista cadastrado não mantiver a qualidade esperada e cobrada pela Uber e pelos próprios usuários, ele pode ser descastrado do aplicativo.
Segundo a empresa garantiu, em nota, "antes de aprovar um motorista como parceiro da Uber, é feita uma checagem de antecedentes nas esferas federal e estadual para verificar a idoneidade do aplicante. Ele precisa ser um motorista profissional, ou seja, deve possuir carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada (EAR)".

Táxis circulam no Centro de Campinas (Foto: Robson Costa)Táxis participam de carreata no Centro de Campinas contra aplicativo Uber (Foto: Robson Costa)

 
Via G1

Unknown 19:52 ,

Unknown on 19:52 , . .

0 comentários for "Taxistas protestam contra circulação de carros da Uber em Campinas"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!