Noticias
Publicado : segunda-feira, 13 de julho de 2015
20:32
Por Unknown

É hoje o grande dia: Encontro com Plutão

Encontro imediato com Plutão: é hoje o grande dia

A sonda da NASA New Horizons passa a 12 500 quilómetros de distância do planeta-anão para uma observação sem precedentes.


Plutão, aqui vamos nós. A sonda da NASA New Horizons passa hoje junto ao planeta-anão e à sua maior lua, Caronte, quando forem 11.49 em Lisboa, para pela primeira vez fazer imagens e recolher dados sobre a sua superfície e atmosfera. Se tudo correr bem, os cientistas passam a dispor de um manancial de novos dados e imagens para fazer um novo retrato de Plutão e de Caronte. Esta é uma nova página na história da exploração espacial.

Com a rápida aproximação da nave ao seu alvo nas últimas semanas, as novidades começaram a chegar antes mesmo do primeiro encontro imediato de uma nave terrestre com Plutão, marcado para hoje. À distância de oito milhões de quilómetros, e depois de sete, de cinco, de um... o planeta-anão na fronteira do sistema solar foi ganhando definição e o que ainda há um mês ou dois eram apenas brilhos e sombras na sua superfície ganharam novos significados potenciais: crateras de impacto ou de vulcões, montanhas e lagos gelados de hidrogénio. Mas estas são hipóteses de trabalho, pois só com os dados recolhidos hoje pela nave, quando passar à distância de 12 500 quilómetros, será possível tirar teimas e verificar o que realmente se observa naqueles longínquos mundos.



Via DN

Unknown 20:32 ,

Unknown on 20:32 , . .

0 comentários for " É hoje o grande dia: Encontro com Plutão"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!