Noticias
Publicado : sábado, 31 de janeiro de 2015
13:26
Por Unknown

Sergio Mattarella é eleito presidente da Itália



O juiz da Corte Constitucional Sergio Mattarella, de 73 anos, foi eleito na manhã deste sábado (31) para ser o novo presidente da República da Itália, em mais uma vitória política do primeiro-ministro Matteo Renzi.

Novo presidente
italiano recebeu 665 votos

Recém-eleito presidente da Itália, o magistrado Sergio Mattarella recebeu 665 votos no Parlamento, de um total de 1.009. Na quarta votação, ele precisava de apenas 505 para ser escolhido. Em seguida, aparecem o também juiz Ferdinando Imposimato (127), apoiado pelo oposicionista
Movimento 5 Estrelas (M5S), e o jornalista e escritor Vittorio Feltri (46), sustentado pela legenda de extrema-direita Liga Norte.

Além disso, 105 parlamentares votaram em branco, já que o ex-premier Silvio Berlusconi, líder do conservador Forza Italia (FI), orientou a sigla a se posicionar desta maneira. Os votos restantes ficaram distribuídos entre vários candidatos ou
foram anulados.

Conheça Sergio Mattarella, novo presidente da Itália

Sergio Mattarella, 73 anos, é o 12° presidente da história da República da Itália. De perfil discreto, ele foi escolhido pelo primeiro-ministro Matteo Renzi para unir a até então dividida centro-esquerda do país em torno de um mesmo nome. Ligado ao Partido Democrático (PD), o mesmo do premier, Mattarella já foi ministro para as Relações com o Parlamento (1987-1989), da Educação (1989-1990) e da Defesa (1999-2001).
Além disso, foi vice-presidente do Conselho dos Ministros entre 1998 e 1999. Todos esses cargos foram ocupados em governos liderados pela democracia cristã. Em 2011, foi eleito pelo Congresso para ser um dos juízes da Corte Constitucional do país, função que exerce até hoje. Seu nome chegou a ser cogitado no pleito presidencial de 2013, mas não encontrou apoio no grupo de centro-direita comandado por Silvio Berlusconi.

O ex-premier, aliás, ficou bastante descontente com a opção de Renzi e do PD por Mattarella. Em 1990, o magistrado renunciara ao posto de ministro da Educação após o Parlamento aprovar uma lei que beneficiava o monopólio criado pelas emissoras de Berlusconi no sistema televisivo italiano. O novo presidente da República nasceu em Palermo, é viúvo e tem três filhos. Seu irmão mais velho, Piersanti Mattarella, também um político de orientação democrata-cristã, foi assassinado pela Cosa Nostra em 1980, quando era governador da Sicília, por ter contrariado interesses dos mafiosos.

Embora não represente o caráter de renovação encampado por Renzi, Sergio Mattarella é considerado moderado - o que facilita negociações com todos os partidos - e possui uma grande experiência política.

Pensamento vai para as dificuldades do povo, diz Mattarella

"Meu pensamento vai, sobretudo e acima de tudo, para as dificuldades e esperanças dos nossos concidadãos. Isso basta." Essas foram as primeiras palavras do presidente eleito da Itália, Sergio Mattarella, após receber da líder da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, a comunicação oficial de sua escolha pelo Parlamento.



'Bom trabalho, presidente Mattarella', diz Renzi

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, usou a sua conta no Twitter para desejar um "bom trabalho" ao recém-eleito presidente do país, Sergio Mattarella. "Bom trabalho, presidente Mattarella. Viva a Itália", escreveu o premier.

O novo chefe de Estado foi indicado por Renzi, que queria um nome capaz de alcançar o maior consenso possível no Parlamento. Atual juiz da Corte Constitucional italiana, ele ficará na Presidência até 2022.

Entenda as funções do presidente na Itália

Seguindo a tradição parlamentarista da Europa, o presidente da República da Itália cumpre a função de chefe de Estado, enquanto o governo fica a cargo do primeiro-ministro (posto ocupado atualmente por Matteo Renzi).

Embora não tenha os mesmos poderes de um mandatário brasileiro, por exemplo, o presidente italiano não é uma espécie de "rainha da Inglaterra", ou seja, uma figura meramente decorativa. Ele é considerado o principal garantidor da Constituição e, mais do que promulgar leis, participa ativamente do jogo político, mediando negociações entre os partidos para o Congresso aprovar projetos benéficos à nação.

A figura da Presidência foi instituída na Itália em 1948, e desde então 11 homens ocuparam o cargo. O chefe de Estado também tem a prerrogativa de dissolver o Congresso, nomear primeiros-ministros e comandar o Conselho Supremo de Defesa e as Forças Armadas do país. Além disso, o presidente chefia o Conselho Superior da Magistratura e pode dar clemência a condenados.

Via JB

Unknown 13:26 ,

Unknown on 13:26 , . .

0 comentários for "Sergio Mattarella é eleito presidente da Itália"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!