Noticias
Publicado : domingo, 16 de novembro de 2014
10:23
Por Unknown

Estudiosos querem criar 'wi-fi' submerso

O futuro da exploração marinha e das operações subaquáticas será ligado à internet. Essa é a fronteira a ser explorada pelo projeto internacional "Sunrise", divulgado na Cidade da Ciência da Universidade de Roma em um ano dedicado aos mares.

No documento divulgado à imprensa, o novo projeto quer transformar os mares, lagos e rios em grandes "estradas" digitais nas quais operarão sensores, robôs, drones e veículos de última geração. A ideia de utilizar esses equipamentos é para que eles realizem trabalhos perigosos para o homem no monitoramento de mudanças ambientais.

Os cientistas querem que esses sensores consigam controlar os vulcões submersos até o momento de uma erupção e que possam proteger os sítios arqueológicos no fundo do mar para a pesquisa de combustíveis.

"Smartphones e computadores são dispositivos que podem ser conectados a uma tecnologia invisível, a internet sem fio", explica a professor Chiara Petrioli, líder do projeto Sunrise. Porém, o wi-fi não pode ser usado dentro d'água, visto que as ondas de rádio só se propagam pelo ar.

"As tecnologias de comunicação que estamos acostumados não podem ser levadas ao mar. Então, devemos seguir a mesma modalidade de comunicação que utilizam os animais que vivem naquele mundo, como as baleias e os golfinhos, que são as comunicações acústicas", explicou Petrioli. A ideia é fazer essas VIAGENS DE bits por ondas sonoras, estudando como fazer para não atrapalhar a comunicação entre os cetáceos.

Unknown 10:23 ,

Unknown on 10:23 , . .

0 comentários for "Estudiosos querem criar 'wi-fi' submerso"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!