Noticias
Publicado : sexta-feira, 8 de agosto de 2014
21:47
Por Portal Campinas News

Personagem de Jesus negro em seriado causa polêmica nos Estados Unidos


A estreia foi na quinta-feira (7), mas bem antes disso, o seriado de humor "Black Jesus" (Jesus Negro) já causava polêmica entre grupos de cristãos e conservadores nos Estados Unidos.

Na história, Jesus é interpretado por um personagem negro que bebe, fuma maconha e usa palavrões. No episódio de estreia, o personagem transforma água mineral em conhaque e tenta transformar um terreno baldio em um jardim comunitário – onde pretende plantar legumes e verduras e maconha.

A série é veiculada no canal de TV a cabo Adult Swim e é contada através do olhar de irmãos negros que vivem na casa do avô em um bairro de maioria branca, em Chicago, nos Estados Unidos.

O canal de tv enviou uma nota à BBC afirmando que a série é "uma sátira e uma interpretação possível da mensagem de Jesus, contextualizada por contos morais do dia a dia. (....) Embora alguns possam considerá-la uma representação polêmica de Jesus, não é nossa intenção ofender qualquer raça ou grupo religioso".

'Blasfêmia'

A explicação da tv americana não convenceu alguns grupos como os organizadores de campanhas que lutam para a série não vá ao ar, como a Um Milhão de Mães, parte da Associação Americana da Família (AFA, na sigla em inglês). O grupo afirma que o trailer é "desagradável" porque mostra Jesus Cristo "bebendo e fumando erva", falando palavrões e "utilizando o nome de Deus em vão diversas vezes".

"Há violência, tiroteios, drogas e outros gestos impróprios que distorcem a figura de Jesus completamente. Isto é blasfêmia!", afirmam os responsáveis de Um Milhão de Mães, que também destacam que o Adult Swim não "se atreveria a ridicularizar Maomé ou os muçulmanos".

A Nação Messiânica Africana, uma organização que se opõe à representação eurocêntrica de Jesus, também rechaçou a série e afirmou que ela ataca o conceito de um "Messias negro" pelo qual vêm lutando há anos.

"A representação que Jesus Negro faz de Jesus Cristo é uma desgraça para todos que na última década dedicaram as suas vidas à promoção de uma imagem de um Messias negro", afirmou à BBC Mundo Paul Scott, fundador da organização. Com informações da BBC Brasil.


Reportagem iBahia

Portal Campinas News 21:47 , ,

Portal Campinas News on 21:47 , , . .

0 comentários for "Personagem de Jesus negro em seriado causa polêmica nos Estados Unidos"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!