Noticias
Publicado : domingo, 24 de agosto de 2014
19:36
Por Unknown

OMS CONFIRMA PRIMEIRO FUNCIONÁRIO INFECTADO POR EBOLA



A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou neste domingo que cerca de 130 trabalhadores saúde morreram até agora por consequência do ebola, entre os mais de 225 que foram infectados.

Através de um comunicado publicado hoje, a organização ofereceu esses dados ao confirmar que, pela primeira vez, alguém que trabalhava sob sua proteção tinha contraído o perigoso vírus.

Trata-se de um epidemiologista senegalês enviado pela OMS para trabalhar em Serra Leoa na contenção do surto de ebola e que, atualmente, está sendo tratado nesse país, com a possibilidade de ser evacuado se for necessário.

O especialista senegalês trabalha para uma instituição que faz parte de uma rede criada para que a OMS possa dar uma resposta rápida a surtos potencialmente epidêmicos em qualquer país, graças à mobilização de pessoal com especialidades distintas.

Desde que começou o atual surto de ebola, em março, a OMS enviou 400 trabalhadores de saúde, tanto da organização como dessa rede, para os três principais países afetados: Libéria, Guiné, e Serra Leoa.

A organização conta com cerca de 200 funcionários nesses países, dos quais aproximadamente 30 pertencem à referida rede, de acordo com o porta-voz Tariq Jasarevic.

A OMS lembrou que o pessoal de saúde é uma parte muito importante da resposta ao surto de ebola, mas também reconheceu que existe risco para esses funcionários.

Por isso, garantiu que são tomadas todas as precauções com o pessoal de saúde que é enviado para as regiões onde circula o vírus, de modo que possam se proteger e que, uma vez que cheguem lá, contem com conselho e apoio médico.

Durante os últimos meses, vários médicos, enfermeiras e pessoas que fazem outras funções de atendimento a doentes de ebola foram infectados, pois os sistemas de saúde dos países afetados são muito frágeis e mal equipados.

A falta de material básico, inclusive aquele para proteção individual, a falta de pagamentos e o desconhecimento sobre a forma de como tratar os doentes provocaram - entre outras causas - o contágio de muitos funcionários de saúde, principalmente na Libéria.

Esse país está utilizando um tratamento experimental contra o ebola em dois médicos e em uma enfermeira que foram infectados, já que são pessoas que se colocaram em risco para ajudar os outros.

No entanto, esses tratamentos ainda são escassos e o medicamento que foi administrado a esses trabalhadores, que é o mesmo que foi dado a dois voluntários americanos - que estão curados - e a um religioso espanhol - que acabou morrendo -, está esgotado.

O balanço de mortos por ebola é de atualmente 1.427 pessoas, com 2.615 infectados.

No entanto, a própria OMS reconheceu que esse número não reflete a realidade e subestima o alcance do surto, por isso a organização está tentando, com a ajuda de especialistas no terreno, obter um balanço mais próximo da realidade.


Via EFE

Unknown 19:36

Unknown on 19:36 . .

0 comentários for "OMS CONFIRMA PRIMEIRO FUNCIONÁRIO INFECTADO POR EBOLA"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!