Publicado : quinta-feira, 5 de junho de 2014
16:19
Por Unknown
Programa 'Mais Médicos' completa ciclo com 138 profissionais em RR
O programa federal 'Mais Médicos' completou um ciclo de profissionais destinados a Roraima. Com a chegada dos quatro últimos médicos enviados pelo Ministério da Saúde (MS), o estado passou a contar com 138 profissionais. As áreas alcançadas são regiões de maior vulnerabilidade social para a atuação durante três anos. Até o momento, não há indícios das ações do ministério serem prorrogadas.“Mais de 70% das pessoas entrevistadas do estado aprovaram o programa que enfrenta questões emergenciais”, disse na esperança de haver uma nova convocação de médicos.
Levino mencionou que, aos poucos, os médicos estão revertendo alguns índices, que eram preocupantes na saúde, como a taxa alta de tuberculose, hanseníase, o cumprimento do número de exames do pré-natal pelas gestantes, entre outras situações. “Cumprimos com êxito todos os cinco ciclos ofertados a Roraima. No geral, houve apenas três desistências e motivo foi por questões pessoais”, salientou.
Histórico
A primeira turma de médicos do programa chegou a Roraima, em meados de setembro do ano passado. Na época, chegaram 16 profissionais com formação no exterior para atuarem na rede de atenção básica. O programa leva mais médicos para as regiões onde há escassez e ausência de profissionais, com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade e nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). A meta é melhorar os índices da saúde. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, não podendo assumir outro vínculo de emprego por três anos.
Via G1







