Noticias
Publicado : quinta-feira, 17 de abril de 2014
12:41
Por Unknown

Exército detalha esquema de reforço à segurança com greve de PMs na BA

Representantes do 19º Batalhão de Caçadores do Exército, em Salvador, detalharam, na manhã desta quinta-feira (17), o planejamento estratégico dos militares nas ruas da capital baiana e interior do estado. Todos os homens têm poder de polícia e atuarão da mesma forma que os policiais militares, realizando averiguações, revistas, e se for preciso, prisões em flagrante.
A paralisação da PM começou na terça-feira. Em assembleia na noite de quarta, as asssociações decidiram manter a greve. Por meio de nota, o Governo da Bahia afirmou que as reivindicações das associações de policiais militares grevistas "ultrapassam o limite orçamentário do Estado".
Na tarde de quarta-feira (16), um grupo do Exército interviu em uma tentativa de arrastão em um supermercado. O órgão afirma que todos os homens empregados na ação estão preparados para o contato com a população.
Exército (Foto: Henrique Mendes / G1)Exército apresentou planejamento estratégico
(Foto: Henrique Mendes / G1)
De acordo com o tenente coronel Costa Neto, oficial de relações públicas da 6ª Região Militar, o efetivo está dividido em seis áreas de segurança, quatro delas estão sob o poder do Exército, uma sob poder da Força Nacional e outra da Marinha.
As áreas que estão sob responsabilidade do Exército são: Farol da Barra até Itapuã, na orla de Salvador; Avenida Paralela até a BR-324; BR-324 até a Avenida Suburbana; e a região do centro da cidade. Segundo estimativas do Exército, 500 homens atuam em cada região.
A Força Nacional atua a partir do aeroporto em direção a Lauro de Freitas, na região metropolitana. Homens da Marinha estão espalhados pela Cidade Baixa.
De acordo com informações do Exército, a capacidade total de utilização é de 8 mil homens aptos para o trabalho nas ruas. Dois mil deles foram deslocados para fazer a segurança em Salvador. No interior do estado, está o restante do efetivo. Cidades como Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana,Ilhéus, Itabuna, Buerarema e Una foram privilegiadas por terem maior número de habitantes ou serem regiões turísticas.
Com relação à segurança durante a movimentação do feriado da Semana Santa, o Exército detalha a atuação do reforço no aeroporto, pela Força Nacional, Porto, pela Marinha, e Rodoviária, pelo Exército.
De outros estados, chegaram entre 2.500 e 3 mil homens para ajudar no trabalho do Exército. São reforços de Recife, São Paulo e Alagoas.
Marinha
Cerca de mil militares da Marinha do Brasil, lotados em unidades operativas subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval, foram mobilizados para reforçar as ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na cidade de Salvador, em virtude da greve de policiais militares do Estado da Bahia.
Desde o final da tarde de ontem (16), aproximadamente, 550 Fuzileiros Navais realizam patrulhamento ostensivo no acesso aos portos de Salvador, Aratu e terminal de Madre de Deus. Os Fuzileiros Navais também patrulham a região do bairro do Comércio, entre o Terminal Marítimo de São Joaquim e o Museu de Arte Moderna da Bahia; além de trecho da Estrada da Base Naval, entre a Vila Naval da Barragem e a Base Naval de Aratu.
Os navios do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, sediados na Base Naval de Aratu, e as embarcações da Capitania dos Portos da Bahia também participam dos esforços empreendidos pelas Forças Armadas e pela Força Nacional de Segurança Pública no intuito de contribuir para a segurança da população baiana.
Assembleia aprovou o início da greve da PM (Foto: Imagens/G1)Assembleia aprovou o início da greve da PM
(Foto: Imagens/G1)
Greve
A greve dos PMs foi considerada inconstitucional pela Justiça da Bahia, que estipulou multa diária de R$ 50 mil. O governo afirmou que as reivindicações das associações de policiais grevistas "ultrapassam o limite orçamentário do Estado". O reajuste nas Condições Especiais de Trabalho (CET) é o principal ponto de divergência.
Enquanto governo e categoria não chegam a um acordo, tropas do Exército reforçam a segurança nas ruas de Salvador. Durante a madrugada da terça-feira, houve uma série de saques e arrombamentos pela cidade.
Índices de violência
Um balanço do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) aponta que 19 pessoas foram assassinadas em Salvador e região metropolitana de 19h de terça-feira (15) até as 19h da quarta (16), período que coincide com o primeiro dia de paralisação de policiais militares na Bahia.
A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Salvador contabilizou 60 carros roubados no primeiro dia de greve da Polícia Militar. Segundo o delegado titular da unidade, Marcos César Silva, essa quantidade foi registrada entre terça (15) e quarta-feira (16), e representa um número três vezes maior do que o registrado em um dia comum. "Isso aqui está um inferno na terra. O movimento triplicou", afirma o Marcos César.
Na madrugada desta quinta-feira, uma loja de eletrodomésticos foi invadida no bairro da Calçada, na Cidade Baixa, em Salvador. Segundo informações da polícia, um grupo de homens entrou no estabelecimento com um carro e roubou diversos produtos da loja. Em seguida, os homens abandonaram o veículo no local. Já por volta das 5h desta quinta-feira, um supermercado da rede Cesta do Povo foi arrombado no bairro da Fazenda Grande I. De acordo com a polícia, ao deixar o local, um grupo ateou fogo no estabelecimento.
No bairro de Cosme de Farias, na noite de quarta-feira, um mercado local foi arrombado por moradores da região. O estabelecimento foi completamente saqueado pelo grupo.
Ainda na noite de quarta, outros quatro estabelecimentos foram arrombados e saqueados em Salvador. Três deles estão localizados no bairro de Brotas. No supermercado Bompreço, saqueadores levaram diversos produtos, quebraram objetos e sujaram todo o local. Já em Camaçari, região metropolitana de Salvador, um caixa eletrônico foi explodido por um grupo de homens.
Ainda no mesmo bairro, só que nas Lojas Americanas, um carro foi utilizado para arrombar a porta do estabelecimento, que também foi saqueado. Os militares do exército foram até o local, mas não encontraram os assaltantes.
Já no Vale do Ogunjá, também em Brotas, o assalto foi realizado no supermercado GBarbosa. Seis homens foram presos pela Polícia de Choque (PM) durante a ação. No supermercado Bompreço, localizado na Avenida Garibaldi, produtos também foram levados após o arrombamento do local.
G1

Unknown 12:41

Unknown on 12:41 . .

0 comentários for "Exército detalha esquema de reforço à segurança com greve de PMs na BA"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!