Noticias
Publicado : sábado, 27 de setembro de 2014
13:19
Por Unknown

Campanha contra HPV atinge apenas 6% da meta e é prorrogada no AC



A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o vírus HPV (papilomavírus humano) tinha como meta vacinar cerca de 80% das garotas entre 11 e 13 anos no mês de setembro, mas no Acre apenas 6% das meninas foram vacinadas. Devido a baixa adesão, a campanha, que deveria finalizar na próxima terça-feira (30) foi prorrogada até que a meta seja atingida.

Segundo Núbia Moreira, enfermeira da Equipe Técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídas 28 mil doses de vacina no Acre. Ela conta que a primeira fase da campanha também precisou ser prorrogada e que o estado conseguiu atingir 83% da meta. A enfermeira acredita que o medo de reações é responsável pela baixa adesão.

"A baixa adesão não é só aqui no estado, mas em todo o país. Claro que uma medicação é um elemento estranho que você coloca no seu organismo. É possível acontecer uma reação, mas ela não induz a pessoa a ter a doença", afirma.

Ela aconselha que os pais levem as filhas para tomar a vacina. "Porque é a maneira mais eficaz que tem para proteger essa população de um possível câncer de colo no útero. Uma das formas de prevenir é tomando a vacina, ela na rede privada custa em torno de R$ 300 uma dose, o Ministério da Saúde oferta gratuitamente e a população está resistente a isso", lamenta.

Vacina
Ao todo, há mais de cem tipos de HPV. O vírus é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes (6, 11, 16 e 18). Os dois primeiros são ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo no útero.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A Organização Mundial da Saúde estima que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.

Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país. Para receber a segunda dose da vacina basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na unidade de saúde. Cada menina deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser dada seis meses após a primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.


Via G1

Unknown 13:19 ,

Unknown on 13:19 , . .

0 comentários for "Campanha contra HPV atinge apenas 6% da meta e é prorrogada no AC"

Deixe um Comentário! Será um Prazer Ter a sua Interação Conosco!